Alguém lembra da Coréia do Norte?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Enquanto tomava meu café vendo o BandNews eu vi uma notícia "São divulgadas novas fotos de Kim Jong-Il" e isso me fez vir aqui e escrever um pouco sobre esse pequeno país que ainda é um sapato indo na direção dos Estados Unidos.
Tudo começou, a um tempo atrás ( mas não na ilha do sol...), precisamente em 1953 com o fim da guerra da Coréia, esse pais ficou divido em norte socialista com ajuda da China e União Soviética, e no sul ficou com o apoio dos Estados Unidos da América. Assim começava a dinastia Kim com o primeiro lider sendo Kim Il-Sung, governou durante toda a guerra fria e tinha o apoio da União Soviética, mas com a queda do regime plasso por sérios problemas como a sua irmã, Coréia do Sul, despontar como um Tigre Asiático grças ao apoio do Japão e dos EUA, isso fez com que a população começasse a pensar sobre o seu regime de governo, porém não teve muito tempo para pensar pois Kim Il-Sung morreu como "Presidente Eterno" e assumiu seu filho, um baixinho e impulsivo Kim Jong-Il sendo mais repressivo que o pai e seguindo uma linha Stalinista ele governa a Coréia do Norte.
A uns 2 anos a pequena Coréia deixou o mundo de cabelo em pé ao realizar testes nucleares, fazendo com que fosse colocada na lista do "Eixo do Mal"(Darth Vader é o lider da organização), os países "inimigos" correram fazer ameaças a Coréia, impondo sanções, enviando inspetores da ONU, e assim a Coréia do Norte tem aparecido nas manchetes dos jornais, lançando uns mísseis de testes ali, uns testes nucleares aqui e enquanto a sua população, que deveria ter o governo trabalhando e investindo na questão social, é deixada de lado e o que é pior é que países como esses ainda mantém o nome de "Socialistas" ou no caso da China "Comunistas", esses países só servem como exemplo de como não se deve ser um país Socialista, pois há enorme concentração de riquezas em membros do governo, fora as liberdades individuais que são restringidas.
A Coréia uns meses atrás havia implodido uma usina nuclear para ser retirada do "Eixo do Mal" e voltar a receber ajuda internacional, o acordo não foi cumprido, a Coréia não saiu da lista o que causou a ira do Grande-pequeno lider ditador Jong-Il que começou a reconstrução do reator nuclear.
A Coréia do Norte nem sempre é tão participativa nos debates internacionais, mas mesmo assim quando resolve fazer algo, preocupa a todos.

Volte Sempre!

2 comentários:

Eduardo Pandini disse...

As ações de Kim Jong Il só não são mais ridículas do que seu cabelo. Um ditador que deixa de produzir comida para produzir mísseis não pode ser chamado de socialista nem aqui, nem na China e nem na Coréia. Karl Marx deve estar se revirando no túmulo por causa desse cara...
E gostei do estilo do texto - lembra um pouco o meu!

Tenorius disse...

ditadorzinho de meia tigela. ao invés de torrar a grana em equipamentos bélicos, por que não distribuir bailarinas suecas para a população? além de tudo egoísta! casado com duas bailarinas suecas- que imagino fartas de busto- e deixa a poupulação comendo capim - literalmente...

Postar um comentário