2009 = 1929 ? Algumas coincidências já começaram...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Crise. Crise. Crise. Tudo ultimamente gira ao redor dessa crise, e pelo visto ela veio para ficar um bom tempinho. Todos estão cansados de ouvir falar "É mais uma crise cíclica do capitalismo" só que nunca fazem nada para evitar, será que entraremos em uma recessão igual a do final dos anos 1920?Algumas coisas já começaram a acontecer, o ano ta se parecendo o mesmo, empresas falindo e até pessoas assim: "Bilionário alemão afetado pela crise se suicida"( http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/01/06/bilionario-alemao-afetado-pela-crise-se-suicida-587902568.asp ). Confesso que estou sendo meio sensacionalista, mas quero falar um pouco sobre essa crise.
Todo mundo esperava que isso ia acontecer, todos sabiam que esse liberalismo econômico nunca ia conseguir se manter estável por muito tempo, aconteceu 1873 sendo resolvida com o Imperialismo na Ásia e África, a grande depressão de 1929, e agora essa que vem mais uma vez para provar que o mercado não pode andar por si só, precisa ter alguma coisa guiando ele para que não se auto destrua.
Já começamos a ouvir palavras que futuramente estarão nos nossos livros de história, um exemplo? Neo-Keynesianismo, é a solução que os países vão ter que adotar para combater essa crise sem fragilizar mais o país e tem que ser logo, a Espanha já registra cerca de 11% da população desempregada. Os governos terão que investir cada vez mais para conter essas "bolhas" que surgiram, precisam deixar a mão invisível do estado de lado e passar a atuar na economia. Não estou propondo um total controle do estado, mas sim de setores fundamentais na economia de um país e também não proponho uma total substituição do capitalismo, mesmo com as minhas idéias de esquerda, se o capitalismo acabasse assim abruptamente estaríamos cavando a própria cova.
Vendo uma entrevista de Eric Hobsbawn, você tem mais uma prova de como as coisas na história se repetem e ele prevê um fortalecimento das políticas de direita nos países afetados pela crise, será que vem um Hitler ou Mussolini por aí?
Vejamos como o mundo vai estar daqui a 4 anos, se estaremos melhores, se estaremos piores, se Obama salvou a todos e nos levou para o céu, mas uma coisa eu acredito que o capitalismo está começando o seu fim e que dentro de uns 50 anos já teremos uma nova ideologia sócio-econômica regendo esse admirável mundo novo.

6 comentários:

Morguettão disse...

Desculpa pelo erro na palavra "precisão", seria "precisam" ^^

Anônimo disse...

deveras... o mundo está acabando... u.u

Eduardo Pandini disse...

O capitalismo mundial é limitado pelos recursos da Terra, como uma bexiga de gás dentro de uma caixa: chega um ponto que não pode mais se expandir. O próprio Adam Smith disse que é impossível haver crescimento perpétuo, e que a economia com o tempo tende ao crescimento zero - ou à depressão.
Sobre o fortalecimento da direita na Europa (pois nos EUA a esquerda parece ter se fortalecido com Obama), a eleição de gente como Berlusconi na Itália e Sarkozy na França, dois líderes que pretendem impor severas restrições à imigração, só confirma as previsões. Já começam a ser ouvidos cada vez mais ecos de xenofobia por lá...

Cecília disse...

há um ano atrás íamos todos morrer de aquecimento global. agora morreremos de crise do capitalismo. saudade da época em que os jovens morríam de aids ou overdose =/

Tenorius disse...

que tal um Berlusconi estampado em camisetas? hehe

Anônimo disse...

Mó bonito o layout

Postar um comentário